ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
| PRAZO
  DE ENTREGA 
 30/11 a 04/12 de 2020 ATIVIDADES Caderno
  do Aluno vol 4 
 ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4 Transformações químicas e a eletricidade -
  Pilhas, Baterias e Eletrólise 
 As atividades deverão
  ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE 
 ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4 Transformações químicas e a eletricidade -
  Pilhas, Baterias e Eletrólise O que são Reações de Oxirredução? O que é Número de Oxidação (Nox)? Descreva, com suas palavras, o que ocorre
  quando mergulhamos uma placa de cobre metálico numa solução de nitrato de
  prata. Apontar quem sofre oxidação e redução e quem
  é o agente oxidante e redutor e escrever as respectivas reações: Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
| PRAZO
  DE ENTREGA 
 23 a 27/11 de 2020 
 ATIVIDADES Caderno
  do Aluno vol 4 Atividades 1 - Transformações químicas e a eletricidade -
  História das Pilhas e Baterias As atividades deverão
  ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br 
 CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE 
 Atividades 1 - Transformações
  químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias do Caderno do
  Aluno vol 4 1 - Como é possível obter
  energia elétrica?  2 - A corrente elétrica pode
  provocar transformações químicas?  3 - Para que servem as pilhas
  e as baterias?  4 - Você sabe o que ocorre
  dentro de pilhas e baterias?  5 - Nas baterias e pilhas,
  como a corrente elétrica é gerada?  6 - Por que temos que descartar pilhas e
  baterias de forma adequada?  7 - Indústrias que utilizam
  eletricidade para fabricar metais (eletrólise) geram algum problema
  ambiental? Responda as situações-problema, utilizando
  suas palavras e registrando suas ideias iniciais. Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
  
| PREZADO ALUNO,  
 
 
 -Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: | 
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
| PRAZO DE
  ENTREGA 09 a 13/11 de 2020 ATIVIDADES Caderno do
  Aluno vol 4 Atividades 1 -
  Transformações químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias As atividades deverão ser
  entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br 
 CADERNO DO ALUNO
  3°BIMESTRE 
 Atividades 1 - Transformações
  químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias do Caderno do
  Aluno vol 4 Atividade interdisciplinar Química/Língua
  Portuguesa Poema: Pilhas e Baterias Energizante eletrônico aos movíveis, Condutores, redutores e oxidantes são
  elementos imprescindíveis, Na fluência de elétrons, revitaliza os
  desvanecidos, São essenciais no cotidiano, porém são
  finitas. Podem ser prejudiciais, pelo detrito de seus
  materiais, Manuseios responsáveis, reduzem riscos
  indesejáveis, É vital a população, inteirar-se das
  consequências da poluição, Incorporar atitude seletiva, exprime
  sapiência e conduz qualidade de vida. (Elaborado por Laura Camargo de Andrade
  Xavier, especialmente para o Guia de Transição de Química 2019 -SEDUC) Responda as situações-problema, utilizando
  suas palavras e registrando suas ideias iniciais. 1 - No poema há descrição da função das
  pilhas e baterias? Em quais versos? 2 - Há evidências de conotação conceitual de
  Eletroquímica? Em quais palavras? 3 - Em que momentos aparecem palavras ou
  expressões que sugerem sustentabilidade e preservação ambiental? Defina o significado correto do conceito de Eletroquímica,
  mediante sua pesquisa. Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
| PRAZO
  DE ENTREGA 
 03 a 06/11 de 2020 ATIVIDADES ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
  ÁGUA PG 39 As atividades deverão
  ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE 
 ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
  ÁGUA  4C Pesquise e anote em seu caderno as
  estruturas das moléculas CO2 , H2 O, NH3 , CH4 , H2 S e PH3 . Quais delas
  estabelecem ligações de hidrogênio com a água e por quê? Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
| ATIVIDADES ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
  ÁGUA PG 39 
 As
  atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br 
 CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE 
 ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
  ÁGUA  Quantas gotas de água cabem em uma moeda?  4A Qual tipo de força
  intermolecular possibilitou colocar uma quantidade tão grande de gotas de
  água em uma pequena moeda?  4B Esse desafio seria possível com outro líquido qualquer? Por quê?  4C Pesquise e anote em seu
  caderno as estruturas das moléculas CO2 , H2 O, NH3 , CH4 , H2 S e PH3 .
  Quais delas estabelecem ligações de hidrogênio com a água e por quê? 1.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
| ATIVIDADES 
 CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE PÁGINA 38 - ATIVIDADE 3 As
  atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br 
 CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE 
 QUÌMICA PÀGINA 38 ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES
  E INTERMOLECULARES 
 Links das explicações: https://youtu.be/slOB-aacGTY 
 1.      Tenha
  em mãos a apostila, caderno do aluno, São Paulo Faz Escola, vol. 3 pg.  38. 
  3A Qual é a diferença entre
  forças intramoleculares e intermoleculares? 3E Dadas as substâncias HCl, H2 S, HI, CS2 , HF e NH3 responda:  a) Quais são polares e
  apolares?  b) Cada molécula interage por
  qual força intermolecular?  c) Qual delas apresenta um
  comportamento diferenciado e por quê? 
 2.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
                                                                     ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
| CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE 
 QUÌMICA PÀGINA 36 e 38 ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES
  E INTERMOLECULARES 
 1.      
  Tenha em mãos a apostila, caderno do aluno,
  São Paulo Faz Escola, vol. 3 pg. 36 e 38. 
 2.      
  Assista a vídeo aula do centro de mídias de
  São Paulo, acompanhe a aula e responda os exercícios propostos pelo
  professor. 
 
 3.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. 
 | 
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
| 
CADERNO DO ALUNO
  3°BIMESTRE 
QUÌMICA PÀGINA
  36 e 38 
ATIVIDADE 3
  FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES 
ATENÇÃO: Os
  alunos que já realizaram essa atividade, não precisam refazer. Apenas
  registrar as dúvidas que houver no caderno de Química. Os que não realizaram,
  favor realizar. 
1.    
  Realize
  uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças
  intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir: 
1.1  
  Qual
  é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares? 
1.2  
  Nas
  questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças
  relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico. 
1.3  
  Íon –
  íon; 
1.4  
  Íon –
  dipolo; 
1.5  
  Ligação
  de hidrogênio; 
1.6  
  Dipolo
  – dipolo ou dipolo permanente; 
1.7  
  Dipolo
  – dipolo induzido; 
1.8  
  Dipolo
  induzido ou forças de London; 
Texto base para auxiliar nas respostas. 
OBS.(
  Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da
  pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.) 
No nosso dia a dia
  convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem
  pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade
  ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se
  às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas
  moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares. 
Como você sabe, os átomos
  reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas
  também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças
  que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças
  intramoleculares. 
Forças intermoleculares são
  as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas. 
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir
  ou repelir as moléculas de um composto. 
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes
  nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a
  polaridade das moléculas. 
Classificação 
As forças
  intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a
  intensidade: 
·        
  Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade. 
·        
  Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média
  intensidade. 
·        
  Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca
  intensidade. 
O conjunto das forças intermoleculares
  também pode ser chamado de Forças de Van der Waals. 
Ligação de Hidrogênio
A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que
  têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico
  baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N). 
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande
  diferença de eletronegatividade entre os elementos. 
Dipolo-dipolo
O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos
  polares e é considerada uma interação de força intermediária. 
Os elétrons estão
  distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo
  atrai os elétrons para si. 
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de
  maneira que os polos opostos sejam preservados. 
Dipolo induzido
O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional
  que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas
  apolares. 
Os elétrons estão distribuídos de forma
  uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas
  apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários. 
Nos estados
  físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que
  forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se
  polos positivo e negativo. 
As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares
  são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa! 
2.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
| 
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE 
QUÌMICA PÀGINA 38 
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES
  E INTERMOLECULARES 
1.    
  Realize
  uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças
  intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir: 
1.1 
  Qual é
  a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares? 
1.2 
  Nas
  questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças
  relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico. 
1.3 
  Íon –
  íon; 
1.4 
  Íon –
  dipolo; 
1.5 
  Ligação
  de hidrogênio; 
1.6 
  Dipolo
  – dipolo ou dipolo permanente; 
1.7 
  Dipolo
  – dipolo induzido; 
1.8 
  Dipolo
  induzido ou forças de London; 
Texto base para auxiliar nas respostas. 
OBS.(
  Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da
  pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.) 
No nosso dia a dia
  convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem
  pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade
  ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se
  às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas
  moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares. 
Como você sabe, os átomos
  reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas
  também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças
  que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças
  intramoleculares. 
Forças intermoleculares são as
  forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas. 
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir
  ou repelir as moléculas de um composto. 
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes
  nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a
  polaridade das moléculas. 
Classificação 
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que
  variam conforme a intensidade: 
·        
  Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade. 
·        
  Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média
  intensidade. 
·        
  Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca
  intensidade. 
O conjunto das forças
  intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals. 
Ligação
  de Hidrogênio
A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que
  têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico
  baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N). 
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande
  diferença de eletronegatividade entre os elementos. 
Dipolo-dipolo
O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos
  polares e é considerada uma interação de força intermediária. 
Os elétrons estão
  distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo
  atrai os elétrons para si. 
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de
  maneira que os polos opostos sejam preservados. 
Dipolo
  induzido
O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional
  que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas
  apolares. 
Os elétrons estão distribuídos de forma
  uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas
  apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários. 
Nos estados
  físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que
  forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se
  polos positivo e negativo. 
As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares
  são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa! 
2.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
| 
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE 
QUÌMICA PÀGINA 36 
ATIVIDADE 2 
1.    
  Escreva
  o texto abaixo no caderno e depois leia com atenção: 
Polaridade
  das ligações 
Ligações químicas são
  classificadas em polares ou apolares. 
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da
  ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula. 
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um
  mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há
  diferença de eletronegatividade e a molécula é polar. 
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias
  químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a
  capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam
  polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas
  eletricamente. 
Ligações
  polares e apolares
A eletronegatividade é uma propriedade periódica que
  representa a capacidade que um átomo tem
  de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo. 
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações
  em polar e apolar. 
·        
  Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de
  eletronegatividade igual ou muito próxima de zero. 
·        
  Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação
  é diferente de zero. 
Polaridade
  da ligação covalente
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações
  covalentes em polar e apolar. 
·        
  Ligações covalentes apolares: estabelecida entre
  átomos de um mesmo elemento químico. 
·        
  Ligações covalentes polares: estabelecida entre
  elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades
  diferentes. 
2.     Pesquise porque óleo e
  água não se misturam e registre em seu caderno: 
3.     Pesquise e registre no
  caderno como é realizado o descarte de óleo de cozinha: 
3.1 
  Como o óleo de cozinha costuma ser descartado na sua casa? 
3.2 
  Essa forma de descarte está correta? Justifique sua resposta. 
4.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. 
As atividades deverão
  ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br | 
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
| 
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE 
QUÌMICA PÀGINA 36 
ATIVIDADE 1.A 
1.      
  Aluno, registre em seu caderno, hipóteses para
  as questões a seguir: 
1.1   
  Por que as lagartixas conseguem andar no teto
  e nas paredes? 
1.2   
  Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é
  capaz de limpar superfícies engorduradas? 
1.3   
  Por que os insetos conseguem andar sobre a
  água? 
2.      
  Tenho a certeza de que no mínimo, as perguntas
  acima instigaram a sua curiosidade! Mas e agora, como responder a essas
  questões? Lhe apresento alguns vídeo aulas curtinhos, que poderão servir de
  base para que você aprenda a responder então: 
3.      
  E agora, com base no estudo que você fez sobre
  a interação entre moléculas, escreva outra questão e responda corretamente,
  mesmo que pra isso você precise pesquisar: 
3.1   
  Qual substância tem maior ponto de ebulição;
  álcool ou água? Por que? 
4.      
  Existe alguma relação entre os assuntos que
  você estudou nessa atividade? Registre no seu caderno e faça as suas
  considerações: 
5.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
| 
ATIVIDADES 
CADERNO DO ALUNO 
PÁGINA 41 - ATIVIDADE 1.A 
As
  atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo  
CADERNO DO ALUNO 
QUÌMICA PÀGINA 41 
ATIVIDADE 1.A 
E REVISÃO DAS
ATIVIDADES DE 29/05 a 27/07 
Alunos, devido a
confusão gerada pelo desencontro de materiais utilizados para as nossas aulas
de Química, venho propor que nossa última atividade, seja revista por cada um
de vocês, para que possamos sanar qualquer eventuais dúvidas sobre este
conteúdo, dado o pouco tempo que tivemos para explorar essa situação de
aprendizagem, específicamente. Esta atividade, poderá ser entregue até dia 31
de julho, sexta-feira. 
Peço que cada
aluno, verifique as nossas atividades do 2° bimestre no Google Classroon e no
blog da escola, e perceba se há alguma que eventualmente não tenha sido
realizada por vocês. Caso haja, solicito que realize, conforme aviso postado no
grupo de whatsapp, para que não fique nenhuma atividade sem fazer. Entregar até
quarta, 29 de julho, a(s) que estiverem em atraso, para que possam ser
consideradas no fechamento de notas do bimestre que estamos encerrando esta
semana.  
Embora as
atividades postadas ao longo desse bimestre, não estivessem em consonância com
o caderno do aluno, todas elas partiram das habilidades essenciais, propostas
pela secretaria da educação. Por isso, reforço que é imprescindível que todos
os alunos revisitem as nossas atividades, a partir de 29/05, para colocar em
dia o que possa estar atrasado e revejam os conteúdos em vista das habilidades
propostas para que não haja defasagem. 
Conforme já é
costume, estou a disposição de vocês no grupo de Química do whatsapp, no e-mail
e no Classroon.  
1.      
  Leia atentamente a seguir: 
Vamos
  utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
  social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
  aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
  e inclusiva. 
Para isso,
  registre em seu caderno de classe, as ideias e informações que você já possui
  sobre: “De onde vem o raio e o trovão?”. 
2.    
  Escreva as seguintes questões no caderno de classe.
  Registre primeiramente a sua opinião sobre cada uma das questões. E por fim,
  pesquise tema por tema e responda cada uma delas: 
2.1  Por que as vezes tomamos
  choque ao encostar em uma superfície metálica? 
2.2  Por que alguns materiais conduzem
  e outros não conduzem a eletricidade? 
2.3  Por que alguns materiais
  sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem? 
2.4  Por que tomamos choque em
  torneiras de alguns chuveiros elétricos? 
2.5  Como acontece a descarga
  elétrica (raio)? 
2.6  Dê exemplos do cotidiano
  que demonstrem a presença da eletricidade. 
3.    
  Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
  Google Classroon ou envie por e-mail. | 
| 
PRAZO DE ENTREGA 
10/07/2020 
Interação via
  mensagens de e-mail, para sanar eventuais dúvidas decorrentes das atividades. 
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
  e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br 
ATIVIDADES  | 
| 
RESPONDER O LINK – 2ºB | 

