ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
30/11 a 04/12 de 2020 ATIVIDADES Caderno
do Aluno vol 4
ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4 Transformações químicas e a eletricidade -
Pilhas, Baterias e Eletrólise
As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE
ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4 Transformações químicas e a eletricidade -
Pilhas, Baterias e Eletrólise O que são Reações de Oxirredução? O que é Número de Oxidação (Nox)? Descreva, com suas palavras, o que ocorre
quando mergulhamos uma placa de cobre metálico numa solução de nitrato de
prata. Apontar quem sofre oxidação e redução e quem
é o agente oxidante e redutor e escrever as respectivas reações: Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
23 a 27/11 de 2020
ATIVIDADES Caderno
do Aluno vol 4 Atividades 1 - Transformações químicas e a eletricidade -
História das Pilhas e Baterias As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO 4°BIMESTRE
Atividades 1 - Transformações
químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias do Caderno do
Aluno vol 4 1 - Como é possível obter
energia elétrica? 2 - A corrente elétrica pode
provocar transformações químicas? 3 - Para que servem as pilhas
e as baterias? 4 - Você sabe o que ocorre
dentro de pilhas e baterias? 5 - Nas baterias e pilhas,
como a corrente elétrica é gerada? 6 - Por que temos que descartar pilhas e
baterias de forma adequada? 7 - Indústrias que utilizam
eletricidade para fabricar metais (eletrólise) geram algum problema
ambiental? Responda as situações-problema, utilizando
suas palavras e registrando suas ideias iniciais. Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail. |
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE
ENTREGA 09 a 13/11 de 2020 ATIVIDADES Caderno do
Aluno vol 4 Atividades 1 -
Transformações químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias As atividades deverão ser
entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO
3°BIMESTRE
Atividades 1 - Transformações
químicas e a eletricidade - História das Pilhas e Baterias do Caderno do
Aluno vol 4 Atividade interdisciplinar Química/Língua
Portuguesa Poema: Pilhas e Baterias Energizante eletrônico aos movíveis, Condutores, redutores e oxidantes são
elementos imprescindíveis, Na fluência de elétrons, revitaliza os
desvanecidos, São essenciais no cotidiano, porém são
finitas. Podem ser prejudiciais, pelo detrito de seus
materiais, Manuseios responsáveis, reduzem riscos
indesejáveis, É vital a população, inteirar-se das
consequências da poluição, Incorporar atitude seletiva, exprime
sapiência e conduz qualidade de vida. (Elaborado por Laura Camargo de Andrade
Xavier, especialmente para o Guia de Transição de Química 2019 -SEDUC) Responda as situações-problema, utilizando
suas palavras e registrando suas ideias iniciais. 1 - No poema há descrição da função das
pilhas e baterias? Em quais versos? 2 - Há evidências de conotação conceitual de
Eletroquímica? Em quais palavras? 3 - Em que momentos aparecem palavras ou
expressões que sugerem sustentabilidade e preservação ambiental? Defina o significado correto do conceito de Eletroquímica,
mediante sua pesquisa. Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO
DE ENTREGA
03 a 06/11 de 2020 ATIVIDADES ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
ÁGUA PG 39 As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
ÁGUA 4C Pesquise e anote em seu caderno as
estruturas das moléculas CO2 , H2 O, NH3 , CH4 , H2 S e PH3 . Quais delas
estabelecem ligações de hidrogênio com a água e por quê? Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
ÁGUA PG 39
As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
ATIVIDADE 4 – TENSÃO SUPERFICIAL DA
ÁGUA Quantas gotas de água cabem em uma moeda? 4A Qual tipo de força
intermolecular possibilitou colocar uma quantidade tão grande de gotas de
água em uma pequena moeda? 4B Esse desafio seria possível com outro líquido qualquer? Por quê? 4C Pesquise e anote em seu
caderno as estruturas das moléculas CO2 , H2 O, NH3 , CH4 , H2 S e PH3 .
Quais delas estabelecem ligações de hidrogênio com a água e por quê? 1.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE PÁGINA 38 - ATIVIDADE 3 As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 38 ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES
E INTERMOLECULARES
Links das explicações: https://youtu.be/slOB-aacGTY
1. Tenha
em mãos a apostila, caderno do aluno, São Paulo Faz Escola, vol. 3 pg. 38.
3A Qual é a diferença entre
forças intramoleculares e intermoleculares? 3E Dadas as substâncias HCl, H2 S, HI, CS2 , HF e NH3 responda: a) Quais são polares e
apolares? b) Cada molécula interage por
qual força intermolecular? c) Qual delas apresenta um
comportamento diferenciado e por quê?
2.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
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ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36 e 38 ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES
E INTERMOLECULARES
1.
Tenha em mãos a apostila, caderno do aluno,
São Paulo Faz Escola, vol. 3 pg. 36 e 38.
2.
Assista a vídeo aula do centro de mídias de
São Paulo, acompanhe a aula e responda os exercícios propostos pelo
professor.
3.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
CADERNO DO ALUNO
3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA
36 e 38
ATIVIDADE 3
FORÇAS INTRAMOLECULARES E INTERMOLECULARES
ATENÇÃO: Os
alunos que já realizaram essa atividade, não precisam refazer. Apenas
registrar as dúvidas que houver no caderno de Química. Os que não realizaram,
favor realizar.
1.
Realize
uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças
intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1
Qual
é a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2
Nas
questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças
relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3
Íon –
íon;
1.4
Íon –
dipolo;
1.5
Ligação
de hidrogênio;
1.6
Dipolo
– dipolo ou dipolo permanente;
1.7
Dipolo
– dipolo induzido;
1.8
Dipolo
induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.(
Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da
pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia
convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem
pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade
ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se
às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas
moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos
reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas
também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças
que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças
intramoleculares.
Forças intermoleculares são
as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir
ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes
nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a
polaridade das moléculas.
Classificação
As forças
intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a
intensidade:
·
Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
·
Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média
intensidade.
·
Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca
intensidade.
O conjunto das forças intermoleculares
também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.
Ligação de Hidrogênio
A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que
têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico
baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande
diferença de eletronegatividade entre os elementos.
Dipolo-dipolo
O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos
polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão
distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo
atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de
maneira que os polos opostos sejam preservados.
Dipolo induzido
O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional
que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas
apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma
uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas
apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados
físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que
forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se
polos positivo e negativo.
As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares
são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!
2.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 38
ATIVIDADE 3 FORÇAS INTRAMOLECULARES
E INTERMOLECULARES
1.
Realize
uma pesquisa e registre toda a atividade no caderno de classe, forças
intramoleculares e intermoleculares para responder as atividades a seguir:
1.1
Qual é
a diferença entre forças intramoleculares e intermoleculares?
1.2
Nas
questões abaixo, cito o tipo de interação. Complete citando as forças
relativas e espécies que interagem entre si, nessa ordem, para cada tópico.
1.3
Íon –
íon;
1.4
Íon –
dipolo;
1.5
Ligação
de hidrogênio;
1.6
Dipolo
– dipolo ou dipolo permanente;
1.7
Dipolo
– dipolo induzido;
1.8
Dipolo
induzido ou forças de London;
Texto base para auxiliar nas respostas.
OBS.(
Não precisa reescrever o texto no caderno. Copiar apenas o resultado da
pesquisa, as perguntas e as respostas. Com nome, número, série e data.)
No nosso dia a dia
convivemos com várias substâncias em diferentes estados físicos. Elas possuem
pontos de fusão e de ebulição específicos, além de apresentarem solubilidade
ou não. Essas diferenças de propriedades que ocorrem nas substâncias devem-se
às diferentes interações e atrações que se estabelecem entre as suas
moléculas, como as forças intermoleculares e intramoleculares.
Como você sabe, os átomos
reagem entre si para se estabilizarem e formarem as moléculas. Mas moléculas
também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Há 2 forças
que atuam no interior da molécula: forças intermoleculares e forças
intramoleculares.
Forças intermoleculares são as
forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas.
Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir
ou repelir as moléculas de um composto.
As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes
nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a
polaridade das moléculas.
Classificação
As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que
variam conforme a intensidade:
·
Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade.
·
Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média
intensidade.
·
Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca
intensidade.
O conjunto das forças
intermoleculares também pode ser chamado de Forças de Van der Waals.
Ligação
de Hidrogênio
A ligação ou ponte de hidrogênio ocorre em moléculas polares que
têm o hidrogênio unido à elementos eletronegativos e com volume atômico
baixo, como o oxigênio (O), flúor (F) e nitrogênio (N).
É a força intermolecular mais forte, pois existe uma grande
diferença de eletronegatividade entre os elementos.
Dipolo-dipolo
O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos
polares e é considerada uma interação de força intermediária.
Os elétrons estão
distribuídos de forma assimétrica e assim o elemento mais eletronegativo
atrai os elétrons para si.
Nas ligações dipolo-dipolo, as moléculas polares interagem de
maneira que os polos opostos sejam preservados.
Dipolo
induzido
O dipolo induzido é constituído pela atração não gravitacional
que ocorre em todas as moléculas e é o único tipo de atração entre moléculas
apolares.
Os elétrons estão distribuídos de forma
uniforme e não há formação de dipolo elétrico. Porém, quando as moléculas
apolares se aproximam induzem a formação de dipolos temporários.
Nos estados
físicos sólido e líquido, as moléculas estão tão próximas que
forma-se uma deformação instantânea das nuvens eletrônicas e originam-se
polos positivo e negativo.
As categorias de Forças Intramoleculares e Intermoleculares
são o objeto deste estudo. E ficam a cargo de sua pesquisa!
2.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 2
1.
Escreva
o texto abaixo no caderno e depois leia com atenção:
Polaridade
das ligações
Ligações químicas são
classificadas em polares ou apolares.
Enquanto que toda ligação iônica é polar, a polaridade da
ligação covalente depende dos átomos presentes na molécula.
Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um
mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há
diferença de eletronegatividade e a molécula é polar.
A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias
químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas. Por isso, a
capacidade de atrair elétrons faz com que compostos iônicos possuam
polaridade máxima, pois tendem a formar espécies químicas carregadas
eletricamente.
Ligações
polares e apolares
A eletronegatividade é uma propriedade periódica que
representa a capacidade que um átomo tem
de atrair para si os elétrons de uma ligação estabelecida com outro átomo.
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações
em polar e apolar.
·
Ligações apolares: os átomos envolvidos na ligação possuem diferença de
eletronegatividade igual ou muito próxima de zero.
·
Ligações polares: a diferença de eletronegatividade entre os átomos da ligação
é diferente de zero.
Polaridade
da ligação covalente
A diferença de eletronegatividade entre átomos classifica as ligações
covalentes em polar e apolar.
·
Ligações covalentes apolares: estabelecida entre
átomos de um mesmo elemento químico.
·
Ligações covalentes polares: estabelecida entre
elementos químicos diferentes, ou seja, que possuem eletronegatividades
diferentes.
2. Pesquise porque óleo e
água não se misturam e registre em seu caderno:
3. Pesquise e registre no
caderno como é realizado o descarte de óleo de cozinha:
3.1
Como o óleo de cozinha costuma ser descartado na sua casa?
3.2
Essa forma de descarte está correta? Justifique sua resposta.
4.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail.
As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
CADERNO DO ALUNO 3°BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A
1.
Aluno, registre em seu caderno, hipóteses para
as questões a seguir:
1.1
Por que as lagartixas conseguem andar no teto
e nas paredes?
1.2
Se o sabão é feito de óleos e gorduras, como é
capaz de limpar superfícies engorduradas?
1.3
Por que os insetos conseguem andar sobre a
água?
2.
Tenho a certeza de que no mínimo, as perguntas
acima instigaram a sua curiosidade! Mas e agora, como responder a essas
questões? Lhe apresento alguns vídeo aulas curtinhos, que poderão servir de
base para que você aprenda a responder então:
3.
E agora, com base no estudo que você fez sobre
a interação entre moléculas, escreva outra questão e responda corretamente,
mesmo que pra isso você precise pesquisar:
3.1
Qual substância tem maior ponto de ebulição;
álcool ou água? Por que?
4.
Existe alguma relação entre os assuntos que
você estudou nessa atividade? Registre no seu caderno e faça as suas
considerações:
5.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail.
|
ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO
PÁGINA 41 - ATIVIDADE 1.A
As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
CADERNO DO ALUNO
QUÌMICA PÀGINA 41
ATIVIDADE 1.A
E REVISÃO DAS
ATIVIDADES DE 29/05 a 27/07
Alunos, devido a
confusão gerada pelo desencontro de materiais utilizados para as nossas aulas
de Química, venho propor que nossa última atividade, seja revista por cada um
de vocês, para que possamos sanar qualquer eventuais dúvidas sobre este
conteúdo, dado o pouco tempo que tivemos para explorar essa situação de
aprendizagem, específicamente. Esta atividade, poderá ser entregue até dia 31
de julho, sexta-feira.
Peço que cada
aluno, verifique as nossas atividades do 2° bimestre no Google Classroon e no
blog da escola, e perceba se há alguma que eventualmente não tenha sido
realizada por vocês. Caso haja, solicito que realize, conforme aviso postado no
grupo de whatsapp, para que não fique nenhuma atividade sem fazer. Entregar até
quarta, 29 de julho, a(s) que estiverem em atraso, para que possam ser
consideradas no fechamento de notas do bimestre que estamos encerrando esta
semana.
Embora as
atividades postadas ao longo desse bimestre, não estivessem em consonância com
o caderno do aluno, todas elas partiram das habilidades essenciais, propostas
pela secretaria da educação. Por isso, reforço que é imprescindível que todos
os alunos revisitem as nossas atividades, a partir de 29/05, para colocar em
dia o que possa estar atrasado e revejam os conteúdos em vista das habilidades
propostas para que não haja defasagem.
Conforme já é
costume, estou a disposição de vocês no grupo de Química do whatsapp, no e-mail
e no Classroon.
1.
Leia atentamente a seguir:
Vamos
utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática
e inclusiva.
Para isso,
registre em seu caderno de classe, as ideias e informações que você já possui
sobre: “De onde vem o raio e o trovão?”.
2.
Escreva as seguintes questões no caderno de classe.
Registre primeiramente a sua opinião sobre cada uma das questões. E por fim,
pesquise tema por tema e responda cada uma delas:
2.1 Por que as vezes tomamos
choque ao encostar em uma superfície metálica?
2.2 Por que alguns materiais conduzem
e outros não conduzem a eletricidade?
2.3 Por que alguns materiais
sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem?
2.4 Por que tomamos choque em
torneiras de alguns chuveiros elétricos?
2.5 Como acontece a descarga
elétrica (raio)?
2.6 Dê exemplos do cotidiano
que demonstrem a presença da eletricidade.
3.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail.
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PRAZO DE ENTREGA
10/07/2020
Interação via
mensagens de e-mail, para sanar eventuais dúvidas decorrentes das atividades.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES
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RESPONDER O LINK – 2ºB
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